ragu de vegetais

Ontem eu saí do escritório um pouco mais cedo para fazer almoço. Estava sozinha e abri a geladeira para ver o que dava para inventar… E encontrei vários legumes, alguns tristes e abandonados querendo estragar. Aí tive uma revelação! Lembrei de uma receita do Jamie Oliver de fusilli integral com ragu de vegetais e frango. Eu já estava fazendo arroz multigrãos com cogumelos, então decidi fazer só o ragu mesmo como acompanhamento pra um almocinho vegetariano. A receita é super versátil! E rápida de fazer. É uma boa ideia para aproveitar os restos de legumes no fim da semana.

IMG_0735

Ragu de vegetais

rende o suficiente para rechear 6 panquecas/cannellonis (com ricota) ou para servir de acompanhamento para 2 pessoas

Ingredientes

Vegetais

—   Eu usei ½ abobrinha, ½ berinjela, ½ cenoura, ¼ de um pimentão verde pequeno, 1 pimenta vermelha sem as sementes (deixei cair só algumas)

—   Na receita do Jamie (para 4 pessoas), vai 1 alho poró, 1 talo de salsão, 1 cenoura, 1 abobrinha, 3 pimentões vermelhos em conserva

Alho*

Azeite de oliva

Tomilho ou alecrim fresco

Passata ou extrato de tomate

*Não vai alho na receita original. Eu senti falta dele no final, então joguei alguns flocos de alho desidratado quando estava quase pronto. Pra quem gosta, acho legal colocar um dente já junto com os vegetais

Preparo

Corte os vegetais grosseiramente e coloque em um processador de alimentos até ficar tudo picado bem miudinho.

Coloque o azeite para esquentar em uma panela e acrescente os vegetais e o tomilho ou alecrim com uma pitada de sal e pimenta. Como eu tinha pimentão cru (e você possivelmente tenha alho), refoguei essa mistura por vários minutos.

Eu não sabia o que era passata de tomate (é um molho feito só de tomate, sem pele e sem sementes), então usei extrato mesmo — 3 colheres de chá e um pouco de água. Então adicione a sua opção de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo.

Experimente o tempero… e é isso! Está pronto. Fica parecendo um ragu mesmo.

Cogumelos refogados

Eu sempre preparo cogumelos assim… dá para usar em sanduíches, risotos, molhos…

Ingredientes

Cogumelos paris fatiados

Salsa ou cebolinha picada

manteiga ou azeite

sal e pimenta

shoyu

Preparo

Derreta um pouco de manteiga (ou aqueça o azeite) em uma frigideira grande. Acrescente os cogumelos e refogue brevemente, já que eles cozinham super rápido. Acrescente a salsa ou cebolinha, tempere com sal, pimenta e uma colher de shoyu. Tire do fogo antes que ele amoleça demais.

Eu servi com arroz multigrãos cozido normalmente, no qual eu joguei o caldinho dos cogumelos que ficou na frigideira.

—————-

Bônus!

Ha! Como sobrou meia porção do ragu, usei ele como recheio para cannellonis, já que tinha sobrado massa de quando minha mãe fez lasanha. Eu acho que esse recheio combinaria mais com panquecas… mas o procedimento é o mesmo, então aí vai:

Cannelloni/panqueca com ragu de vegetais

Despedace uma fatia grossa de ricota e tempere com sal e azeite de oliva. Espalhe a ricota e o ragu dentro da massa e enrole. Cubra com molho branco ou de tomate e queijo e coloque no forno bem quente até dourar.

Bom, o meu resto de ragu só deu para três cannellonis… então fiz um outro recheio para os demais:

Cannelloni de bacon com cogumelos

Frite tirinhas de bacon na frigideira até ficarem dourados, então retire o excesso de gordura. Acrescente um pouco de azeite e cogumelos paris fatiados e refogue até eles ficarem macios. Despedace um pouco de ricota, tempere com azeite e adicione os conteúdos da frigideira. Recheie a massa com a mistura e enrole-a. Cubra com molho branco e queijo e leve ao forno bem quente até dourar.

IMG_0745

And there you have it! Dois almoços (;

E logo logo vem o prometido post sobre Budapeste…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s