salada refrescante de quinoa

Estou de volta! Depois de um mês de negligência, tanto cozinhar quanto escrever no blog estão na lista de coisas para me dedicar em 2014. Não pretendo sumir assim de novo… mas convenhamos que foi por um bom motivo, né? Encontrei muitos lindos lugares e comidas deliciosas durante as três semanas que passei viajando pela Europa. Além do restaurante do Jamie Oliver (que não me contive e postei imediatamente), tem muito mais coisa para contar. Ainda nem baixei as fotos para o computador, mas aos poucos vou postando tudo por aqui.

E desde que voltei, na semana passada, as coisas também não pararam. Já me despedi de uma amiga que vai conquistar os veículos de comunicação espanhóis nos próximos seis meses, virei professora de inglês e aparentemente peguei uma virose. O maior choque mesmo está sendo lidar com esse calor insuportável que faz aqui em Santa Catarina… (nem me contem como está em outras partes do país).

Então nessa troca do frio pelo calor, dos excessos de viagem para a volta à vida normal, tenho tido vontade de comer saudável. Vontade mesmo. O que hoje satisfiz com uma saladinha de quinoa com pêra, nozes e hortelã.

ingredientes
hmmm, ingredientes fresquinhos (:

 

Salada refrescante de quinoa
(serve 3 pessoas)

1 xícara de quinoa em grãos (eu usei mista)

4 pêras bem firmes e geladas

1/2 xícara de nozes picadas

1 xícara de folhas picadas (eu usei alface roxa)

hortelã cortada em tiras (eu usei o que aparece na foto, umas 10 folhinhas)

suco de limão e azeite de oliva para temperar

lascas de queijo grana para finalizar

 

Preparo

A primeira coisa a fazer é cozinhar a quinoa. Eu segui as instruções da caixinha: uma parte de quinoa para duas de água, cozinhando como arroz. O tempo de cozimento para uma xícara foi de aproximadamente 15 minutos (1/2 demora um pouco menos). Mas em vez de temperar ela com sal, eu coloquei apenas alguns cravos na água enquanto cozinhava. Tem que tirar um por um quando fica pronto.

quinoa

na verdade tinha quaaase uma xícara

 

Depois disso, deixe a quinoa esfriar. Eu não tive muita paciência e coloquei ela debaixo do ventilador, na geladeira e no freezer… ainda assim não tinha gelado completamente até eu servir.

Aproveite o tempo para cortar as folhas em tirinhas, fazer as lascas de queijo (eu fiz isso com uma faca), etc… Só deixe as pêras para cortar na hora.

Com a quinoa fria, adicione a alface, a hortelã e as nozes e tempere com suco de limão e azeite de oliva a gosto. Eu usei o suco de um limão, porque era só o que tinha, mas gostaria de usar mais. Se a sua casa estiver extremamente quente como a minha, deixe a mistura na geladeira enquanto descasca e corta as pêras em pedaços. Depois de cortar cada pêra, esprema um pouco de suco de limão por cima para que ela não oxide enquanto você prepara as outras. Finalmente, misture as pêras com o resto da salada e sirva com as lascas de grana e uma folhinha de hortelã para decorar.

salada de quinoa

 

P.s.: Logo logo, algumas notas turísticas e gastronômicas sobre a Alemanha, Hungria e Inglaterra! (;

Anúncios

Uma opinião sobre “salada refrescante de quinoa

  1. Estou vendo que sua viagem foi bastante proveitosa. Tenho algumas resoluções para 2014 também, mas que até o momento continuam apenas no papel, pois passei um mês de férias no Brasil… e laiá… que calor que estava. Tirar férias é sempre muito bom. Enfim, já estou ansiosa para ver suas fotos e aventuras gastronômicas.

    E essa saladinha, hein… cara boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s